domingo, 24 de maio de 2015

Иди и смотри

E aí, galeris!

Estou sumidinha porque vou viajar em breve, e tô numa correria aqui, mas aproveitando a deixa, como há algumas semanas tivemos o dia da Vitória, o maior desfile da história em Moscou, vou falar de um filme sobre a segunda Guerra que é, sem dúvidas, um dos melhores que já vi.

O filme se chama "vá e veja", "Idi i Smotri", (1985) algo assim em russo... É um filme soviético que retrata a história de um menino bielorrusso, o Floryia, que encontra uma arma e resolve ficar com ela pra combater os nazistas.


Ele é chamado pra servir o exército, só que o exército é uma cambada de camponeses, sem preparo, sem armas, e ele acaba sendo deixado para trás.



O filme é TÃO sinistro que o ator que interpreta o Floryia, Aleksei Kravchenko, teve acompanhamento psicológico durante as filmagens.



Acompanhamos a jornada do Floryia, e sentimos o que ele sente. Em momentos de surdez, quando bombas estouram perto dele, ficamos surdos junto com ele, nos sentimos mal como ele se sente.


Esse não é um filme de guerra que quando acaba, voltamos aos afazeres, tranquilamente,  sem pensarmos no que foi o nazismo. Esse é um filme que nos deixa realmente perturbados, desnorteados, enjoados, enojados, angustiados, PÉSSIMOS, porque ver e sentir (o nazismo)como poucas vezes expressas no cinema, é atordoante e desesperador.

É um filme que por ser soviético, poucas pessoas assistiram. Não é nada hollywoodiano, não tem um soldado americano salvando todos os judeus no final, e NEM judeu tem no filme. Mas se você gosta de ver a história por uma outra perspectiva e tem estomago, esse filme é para você!

trailler aqui.

ASSUSTADOR, NÉ?

Espero que gostem da dica :)

Dasvidanya!